Uma das maiores relíquias da arquitetura e da engenharia se encontra na cidade de praga mas não está na Praça da Cidade Velha e nem na Ponte Carlos, na verdade não está em nenhum lugar da rua e sim instalado em alguns edifícios, o elevador Paternoster.
Este tipo de elevador é ideal para quem tem bastante pressa e destreza, pois apesar de se parecer com qualquer elevador em muitos aspectos, ele não possui botão de chamada, nem botões para escolher o andar de destino e também não tem porta.
É isto mesmo, quando ele passar em seu andar você simplesmente pula pra dentro da cabina e quando chega a hora de descer você salta pra fora dele.
Ele funciona em um looping infinito e em uma velocidade bem reduzida, afinal de contas nem todo mundo consegue entrar nele tão rapidamente.
As cabines correm pelo fosso do elevador e é sempre instalado com várias cabinas, fazendo com que algumas delas estejam sempre descendo e outra sempre subindo, como numa roda-gigante. Para embarcar, basta dar um passo para dentro da cabine que estiver indo no sentido que você deseja.
Sua invenção aconteceu por volta de 1800 na Inglaterra e ganhou este nome devido a sua semelhança com o movimento que um terço católico faz nas mãos de quem o usa, um lado descendo e outro subindo.
A popularização aconteceu no início do século 20 em vários países da Europa, mas o evidente problema de segurança e os acidentes que deram ao paternoster o apelido de “guilhotina lenta” fizeram ele ser gradualmente rejeitado até ter a sua instalação oficialmente proibida.
#elevadores#elevador#administraçãodecondomínioscomercial#modernizacaodeelevador#inspirações#fotonoelevador#sindicoprofissional#gestaodecondominios#dicaeleve#assistencia#sindico#manutencaodeelevadores#gestaodecondominio#condominos#ascensores#modernizacaodeelevadores#manutencao#eleveelevadores#condominio#condominios#condominioresidencial#sindicos#sindiconet
Comments