top of page
  • Foto do escritorDCA Elevadores

Os 6 Principais cuidados com o elevador



Quando o elevador moderno foi criado as cidades tinham um perfil totalmente diferente do que vemos atualmente. Elas eram quase que planas com edificações que não tinham mais do que 3 andares.


Não havia vistas panorâmicas em edifícios com mais de 600m de altura como o Burj Khalifa nos Emirados Árabes ou o Shangai Tower na China.


Talvez nem existiriam muitos monumentos que temos atualmente sem a invenção do elevador moderno como o criado em 1853.


Depois desta invenção as cidades puderam evoluir e crescer à medida que a sociedade crescia economicamente e tecnologicamente.





Desde shopping center’s a estádios de futebol, o elevador se tornou o meio de transporte mais usado e seguro do mundo.


Porém, apesar de raros, os defeitos com elevadores ocorrem e grande parte das vezes é devido ao mau uso do equipamento, por meio de hábitos que se tornam rotina como por exemplo apertar todos os botões dos andares, pular na cabina, sobrecarregar o peso máximo com mudanças e etc.


Então separamos algumas dicas muito boas que irão ajudar a aumentar a vida útil, a durabilidade dos componentes do elevador e também a qualidade de vida dos usuários, valorizando a segurança e o conforto.


  • Como uma das medidas de segurança, nunca se esqueça de verificar antes de entrar na cabina, se o elevador está mesmo no seu andar, pois o elevador pode apresentar algum defeito ou falha de segurança inesperada podendo causar graves acidentes.


  • Não tente apressar a abertura ou fechamento das portas com as mãos. Existem sensores nas portas que fecham e abrem no tempo exato para o qual foram programados.


  • Não aperte os botões de chamada do elevador várias vezes nas expectativa de fazê-lo chegar mais rápido, isto danifica as botoeiras do elevador e gera mais gastos além de danificar o elevador.



  • Não exceda a carga máxima do elevador. O limite de peso de carga máxima de cada elevador é estipulado em função de seu desempenho e por isso, e caso seu limite seja constantemente ultrapassado, seu desempenho será diretamente afetado de forma negativa, fazendo com que a vida útil do elevador diminua gradativamente, podendo até ter seu funcionamento interrompido.


  • Não permita que a casa de máquinas seja usada para guardar materiais que não sejam relacionados ao elevador, o excesso de materiais neste local pode comprometer os equipamentos, favorecendo acidentes por causa do excesso de sujeira gerada por estes materiais.


  • Nunca lave a cabina com uso excessivo de água, pois todos os componentes do elevador possuem partes eletrificadas, podendo ocasionar um curto circuito ou outro dano sério ao equipamento, como por exemplo a sua paralisação, retenção de passageiros, elevador pare entre os andares, situações que colocam a vida dos usuários em risco.


Se tiver gostado das dicas compartilhe com seus vizinhos e amigos. Coloque no mural do condomínio, estas dicas vão ajudar muito na diminuição de manutenções corretivas e podendo diminuir no custo de manutenções corretivas do elevador.



Na DCA Manutenção de Elevadores seu conforto e segurança são nossa prioridade.






26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page